sábado, 14 de março de 2009

MARIDOS SEJAM CABEÇA!

Um dos conceitos mais comuns usados pela igreja em relação aos casamentos é que a mulher deve ser submissa ao seu marido e que o marido é o cabeça da mulher. Tal conceito embute em si um mecanismo de dominação onde a mulher deve estar em sujeição e o marido é a autoridade que deve ser servida. Este discurso é repetido às vezes de maneira explícita, outras vezes de maneira mais sutil, mas o resultado é sempre o mesmo: mulheres sempre se desdobrando para satisfazer seus maridos e maridos em torres de marfim exigindo mais e mais.

Este comportamento, embora a igreja afirme ser ordenança de Deus, não tem nada a ver com Cristo nem com o evangelho. É antes o velho esquema de manipular a palavra para encaixá-la a seu próprio dispor e atender seus próprios desejos de poder.

É verdade que a Bíblia diz que a mulher deve ser submissa ao marido. Também é verdade que a Bíblia diz que o homem é cabeça. No entanto, o homem não deve ser cabeça conforme o conceito humano, e sim tendo como modelo Cristo que é cabeça da igreja. O próprio Jesus mostrou com é ser cabeça, amando e se entregando. Ser cabeça para Jesus é vir para servir e não ser servido; é cingir-se com uma toalha para lavar os pés de seus discípulos, tarefa reservada apenas para escravos; é abrir mão de sua glória, descer do seu trono e dar sua vida em prol do outro. Quanta diferença em relação a nós, machos dominantes!

Sim, só lemos e aplicamos aquilo que nos interessa. Fazemos jogo de palavras e forçamos interpretações, para atingir nossos objetivos. Esquecemos que a Bíblia diz para amarmos nossas esposas como amamos o nosso próprio corpo, e quem aborrece seu próprio corpo? Antes, não estamos sempre preocupados com o melhor para o nosso corpo? Não queremos cama macia, banho quente, sofá confortável, tv com controle remoto, roupas bonitas e muito carinho e descanso para nosso corpo? Ora, não deveria ser assim também com nossas esposas?

Nosso machismo é como um filtro que separa tudo aquilo que nos coloca em sujeição e só deixa passar o que nos agrada e nos põe como senhores. É exatamente por conta de nossa desonestidade em entender e praticar a palavra que muitas mulheres estão agora lutando para se igualar ao homem da pior maneira: nivelando por baixo.

Isto é, ao invés de nós, homens, buscarmos adotar os valores que impusemos como sendo exclusivo às mulheres e que, no entanto, são primeiro para nós. O que tem acontecido é que elas estão adotando os nossos valores e se tornando arrogantes, impositivas, mandonas e exigentes. Desta forma não tem sido os homens que têm evoluído para chegar a um patamar mais próximo das mulheres, ao contrário as mulheres é que têm involuído e se tornando cada vez mais parecidas com homens e a culpa é nossa, dos machos que jamais se permitiram refletir e mudar seus valores.

Por isso, neste texto eu gostaria de fazer um apelo a nós homens:

Sejamos cabeça!

Sejamos cabeça para servir, para cuidar, para amar, para sermos românticos e cordiais. Sejamos cabeça para tentarmos entender os anseios e sonhos de nossas companheiras de caminhada, para sermos mais humildes, menos donos da verdade, menos exigentes e mais dispostos a colaborar.

Enfim, sejamos cabeça tal como Cristo.

Que Deus faça gerar em nossos corações relacionamentos mais saudáveis baseados na submissão mútua de um para o outro e de ambos para Deus.

Pr. Denilson Torres

Nenhum comentário: